sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Entrevista

Hoje irei detalhar tudo que passei para conseguir o visto americano.

Minha entrevista estava marcada para as 07:30 da manhã. Como já tinham me orientado a chegar com antecedência, cheguei às 06:40 e a fila já se formava do lado de fora do consulado. Não confie no seu horário, pois o atendimento é por ordem de chegada.

Do lado de fora do consulado, existem várias pessoas oferecendo serviços, tais como tirar fotos, reimprimir folha de confirmação, preenchimento do DS-160, etc. Não queira precisar deles, pois sabem da nossa necessidade e põe o preço absurdamente caro.


Eles marcam diversas pessoas no mesmo horário, por haver várias pessoas atendendo. O consulado é fechado apenas por grades de ferro. Esta primeira fila, serve apenas para conferir se os documentos básicos estão corretos. Eles conferem o agendamento e se você efetuou o pagamento da taxa do citybank.

Pronto, após esta fila você passa para dentro da grade, mas ainda fora do consulado. Nesta fila, eles conferem novamente o agendamento, a taxa, a foto e também o comprovante de preenchimento do formulário DS-160. Pronto, estando tudo certo, você vai para uma terceira fila que é para passar no detector de objetos. Lembro que não pode entrar com celulares, qualquer equipamento eletrônico e nenhum objeto cortante. O relógio é tranquilo, pode usa-lo tranquilamente.

Quarta fila: Após passar pelo detector de metal, agora sim dentro do consulado, vamos para a fila que verifica se é a primeira vez que tenta o visto, e se TODOS os documentos obrigatórios estão corretamentes preenchidos e pagos. Neste momento é que verificam se a taxa SEVIS foi paga para caso de estudantes.

Caso seja a primeira vez que tenta o visto, eles te dão uma senha para entregar os documentos e aguardar para fazer as impressões digitais. Após esta fila, você aguarda ser chamado pela sua senha, existem vários monitores onde mostram a fila de senhas a ser chamada.
Obs.: É neste momento que eles verificam os documentos que entregou e validam se existe algo errado. Desde uma foto mal tirada, até um código de barras ilegível. Atente-se a isso, mulheres, não podem ter fotos com franja na testa, e o código de barras do comprovante de preenchimento do formulário DS-160 deve estar perfeitamente impresso.

Bom, foi neste momento que eu tive problema, não havia percebido que meu comprovante de inscrição não estava com o código de barras impresso perfeito. Me chamaram em um guinchê separado e me informaram que eu deveria sair do consulado, procurar algum local que eu consiga reimprimir este documento. Pois sem ele, não me chamariam para a coleta de digitais e nem para a entrevista.

Por isso vai a dica. Leve impresso mais de um comprovante de preenchimento do formulario ds-160. Ou então será necessário pagar para imprimir nas lan-houses que ficam na porta do consulado. Eles cobram míseros R$ 20,00 para imprimir essa única folha para você.

Fui até a lan-house, tentar reimprimir pelo site do próprio consulado "https://ceac.state.gov/genniv/".

Por sorte, eles não conseguiram imprimir a minha folha. (Economizei 20,00)

Já era +- 08:00 hs, mas o despachante que eu contratei só abriria em BH, às 09:00, eu não tinha a folha no meu e-mail para solicitar a reimpressão, e estava sem nenhum telefone, pois havia deixado no hotel.

Bom, mais sorte ainda, na tentativa de conseguir reimprimir, descobri que o despachante que contratei, possuia uma filial na porta do consulado. Foi aí que fui lá, um rapaz já estava atendendo e tratou de me ajudar a reimprimir. Após entrar em contato com o pessoal da equipe de Belo Horizonte, aguardei um pouco e consegui a bendita folha impressa e desta vez com o código de barras perfeito.

Após pegar a folha, voltei para dentro do consulado. Como eu já havia entrado anteriormente, eles me deram uma autorização para pular a fila 1 e 2, e ir diretamente para a fila do detector de objetos e ir para a fila de validação de todos os documentos. Peguei novamente a senha para entregar os documentos e aguardar para fazer a impressão de digitais.

Fiquei aproximadamente 1h e pouco fora do consulado, quando voltei, era +- 09:00hs e já estava completamente lotado. Fiquei umas 1:30 aguardando ser chamado para colher a impressão digital. Após a colheita, vem a parte mais tensa da história, a entrevista. E adivinha? Outra fila enoooorme, maior que qualquer outra que já tinha pego anteriormente. Pra variar, após +- 1:30 novamente, chegou minha vez. Foi uma mulher que me entrevistou. Cumprimentamos, e ela já foi perguntando o que eu ia fazer no país, respondi tranquilamente que iria estudar, e me perguntou se eu era formado. Respondi que sim. Perguntou também se tinha faculdade, expliquei que era formado de faculdade mesmo, e ela perguntou onde eu formei, falei minha faculdade. Perguntou quanto tempo que iria ficar, se eu já tinha estudado inglês anteriormente, e fez duas perguntas em inglês. "Where are you going?" "Why are you going to Chicago?". Respondi um pouco nervoso em inglês mesmo e pronto. A ultima frase dela foi "O seu visto foi.... Aprovado!". Nuh! Quase explodi de alegria. Estava muito ancioso por este momento. Ela em momento algum pediu algum documento comprovatório das informações escritas por mim no formulário DS-160. Foi tudo absolutamente tranquilo. Imagino que no momento que entregamos a documentação a primeira vez, como eles ficam com ela até ser chamado para colher digitais, eles já fazem aí algum tipo de análise das informações preenchidas.

Após a entrevista, fui encaminhado a parte de envio de passaporte, onde será pago pelo envio do passaporte via correios. Como sou de minas, o valor pago foi de R$ 40,00. Cada região tem o seu preço definido.

Pronto! Agora é só aguardar que seu passaporte chegará em casa com o visto solicitado.

0 comentários: